Revenimento
Processo amigável ao meio ambiente
Revenimento é o processo térmico realizado logo após a têmpera, com objetivo de atenuar as tensões internas e ajustar a dureza, aumentando a tenacidade e ductilidade do aço.
Ocorre ainda no processo de revenimento a continuidade da transformação do aço (iniciado no processo de tempera), ou seja, da austenita que ficou retida e da martensita bruta (elementos indesejados) em martensita revenida, trazendo maior estabilidade dimensional e tenacidade ao material.
O processo
Finalizada a têmpera, o componente deve ser reaquecido, desta vez, atingindo uma temperatura mais baixa. O resfriamento, por sua vez, ocorre de forma mais lenta do que no processo anterior.
Vale lembrar que, geralmente, para que o material atinja as características ideais para seu uso, precisamos repetir o revenimento de 2 a 3 vezes e, em determinados casos, até mais. Portanto, embora a realização de mais de um revenimento prolongue o tempo total de tratamento, o resultado da microestrutura do material é normalmente superior, contribuindo para o aumento da vida útil do material.
Além disso, o controle da temperatura do revenimento é extremamente importante, porque, cada material se comporta de uma maneira diferente ao processo. Também é nesta etapa que conseguimos ajustar a dureza do material conforme a especificação, dando a devida atenção às temperaturas relacionadas com zonas de fragilização.
Revenimento a vácuo
A ISOFLAMA possui como diferencial a possibilidade de realização de revenimentos em fornos com bomba de vácuo e nitrogênio. Assim, asseguramos uma maior homogeneidade, além do controle de temperatura e melhor aspecto visual, por meio da isenção de carepas e oxidação. Dessa forma, proporcionamos uma maior repetibilidade de dureza e microestrutura, ou seja, uma melhor qualidade no produto final.